quinta-feira, 15 de março de 2012

Quadradinhos de abórora com cal

Meu marido adora esse doce.
Eu sinceramente não gosto de abóbora mas o doce é fácil de fazer, fica cascudinho e molinho por dentro. é uma receita bem antiga.
Querem a receita?
1 e 1/2 quilos de abóbora
2 colheres de cal (virgem)
2 litros de água
1 quilo de açúcar
1 xíc de água
4 cravos da índia
1 pau de canela
         Descasque e corte a abóbora em quadradinhos, numa bacia dissolva o cal nos 2 litros de água e coloque a abóbora, deixe + ou - 2 horas, escorra e lave bem para tirar todod o cal.
Numa panela grande coloque o açúcar , a xíc de água com os cravos e a canela, deixe ferver até dissolver bem o açucar, junte a abóbora e cozinhe por 30 minutos. Se precisar coloque mais um pouquinho de água, eu não precisei.
Opcional: Escorra a abóbora numa peneira e passe os quadradinhos no açúcar cristal.
Aqui em casa preferem só na caldinha.

         Fiz também dia desses uma salada de macarrão que eu adoro
Macarrão parafuso, tomate picadinho e milho, mas gosto de colocar cenoura raladinha, presunto, cebolinha, pimenta cambuci picadinha, etc.
No Bolg Amehlia Digital ela chama de macarronese e ficou muito apetitosa vão lá ver.
E para encerrar essa seção receitinhas, fiz de sobremesa de domingo um pudim de coco com ameixa
Não ficou muito bonito porque eu economizei no pirex e quase não coube!Mas ficou uma delícia, Fiz assim:
Na panela:
 1 lata de leite condensado
 1 litro de leite,
 1 vidrinho de leite de coco
 1 pacote de coco ralado (aquele ralado grosso)
 2 colheres de (sopa) de amido de milho ( dissolva num poco do leite)
         Mistura tudo frio e cozinha até engrossar mexendo sempre.
Calda:
 200g de ameixas pretas sem caroço
 1 xíc açúcar
 e um pouco de água
          Ferve até engrossar  a clada e amolecer as ameixas.
                                        DELÍCIA

9 comentários:

Lívia disse...

Ai quanta delícia!!!
Não conhecia esse doce de abóbora, parece mto mto bom.

Beijos para vocês.

Sue disse...

Andrea quantas delicias em um post só,eu adoro doce de abóbora e essa sua receita deve ser deliciosa obrigada por dispor a receita.


bjinhos Su.

Adriana Balreira disse...

Meu Deus!!! O que é isso??? Maldade pura! Eu amo esse doce de abobora. E a lenta aqui vai fazer uma pergunta bem idiota, mas é que não sei mesmo. Essa cal se compra onde?? É a mesma para pintar???? Amo esse tipo de doce!
E essa salada! Vou já pegar a receita. Adoro!!!
E esse manjar dos deuses! Sabia que para mim é a melhor sobremesa que há. A Sogra da minha irmã faz uma que amo. Nunca fiz! Vou anotar a receita para fazer.
Beijos
ADriana

Maria de Fátima disse...

Hummmmmm!!! Fiquei aqui com a boca salivando rs... Saudades de vocês.
Bj

blogmarflorido@gmail.com disse...

Alibi cada coisa mais gostosa que a outra! Eu amoooo abóbora! Como quase todo dia. Rsrs Esse doce tb é bom! E o macarrão... Maravilhoso. Eu sou da galera que prefere comida salgada! Rsrs

Beijosss

Jo Turquezza disse...

Adoro esse doce de abóbora, tinha parentes que faziam, e eu nunca precisei fazer. Mas quero me aventurar rsrsrs
A cal, acho, deve ser comprada em casas que vendem material para doces.
E esse pudim eu faço, é loucura de bom!!!!!
Bom domingo.
Beijos para vocês.

Jo Turquezza disse...

Ah! Se quiser me visitar é só clicar no golfinho, tá?
Beijos.

Neli Rodrigues disse...

Que delícia!
Adoro doce de abóbora.
Obrigada pela participação no mosaico.
Bjs

Carmen Ferreira disse...

Oi Andrea
vim através do mosaico da Neli ver tua receita.amei o post, a receita parece deliciosa! se meu marido ver este doce, vai pedir logo para que eu faça, ele ama doce de abóbora. receita anotada!
como vai a Maki? mande bjos pra ela ...

um grande bjo♥